Índias que soferam queimaduras durante incêndio continuam internadas em Comodoro

TVCA / Diário da Notícia - 22/10/2007
Os índios Enawenê-Nawês da aldeia destruída por um incêndio em Comodoro, no Noroeste do Estado, precisam de ajuda para reorganizar a rotina. Duas índias continuam internadas com queimaduras, no Hospital Municipal de Brasnorte.

Uma adolescente de 15 anos e uma mulher de 53 anos sofreram queimaduras de 2o e 3o graus. Segundo informações do hospital, elas não correm risco de morrer. Durante o incêndio, outros dois índios também ficaram feridos.

No incêndio, ocorrido no último dia15, os índios perderam todos os utensílios e alimentos, além das casas comunais. As doações de ferramentas,materiais de pesca e redes de dormir podem ser entregues nas unidades do Corpo de Bombeiros.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3322-2980.

Donativos

Uma carreta com seis toneladas de milho e arroz, além de lona e de 300 redes, mercadorias arrecadadas pela Defesa Civil do Estado, foram entregues em Brasnorte. Lá os mantimentos serão levados em um helicóptero da PM até a reserva indígena. O transporte aéreo é considerado essencial nessa operação, já que a aldeia destruída pelo incêndio fica a 12 horas de barco do município mais próximo.

O administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cuiabá, Carlos Márcio Vieira Barros, disse que foram liberados R$ 20 mil para a reconstrução das casas no mesmo local. "Nós vamos colocar a partir de quarta-feira um servidor exclusivo para cuidar da situação dos Enawenê-Nawê", disse Barros.

PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Enawenê Nawê
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.