CAMPO GRANDE NEWS - 16/11/2007
Cerca de 50 indígenas ocupam desde a tarde de quinta-feira (15 de novembro) a fazenda Madama, em Coronel Sapucaia, na terceira invasão da propriedade rural em menos de um ano. Segundo informações do site A Gazeta News, o grupo chegou ao local fortemente armado, e teriam abatido animais. O proprietário, Wilson Vendramini, informou que
ingressará na segunda-feira (19) com pedido de reintegração de posse na Justiça Federal. Na última vez que a propriedade foi ocupada, Vendramini havia conquistado a reintegração alegando que não existem estudos antropológicos que declarem a propriedade como área indígena.
O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano Bortolotto, disse ter tentado dialogar com os indígenas, sem sucesso. A fazenda Madama havia sido ocupada pela primeira vez em 5 de janeiro deste ano, em um episódio que ganhou repercussão durante a saída dos indígenas da área, no dia 10 daquele mês. Na ação, a índia Xurete Lopes (70 anos) faleceu em meio a um tumulto, onde foram ouvidos disparos de arma de fogo. Ela foi atingida por um disparo no peito. Em 7 de maio, a propriedade foi novamente ocupada, em uma invasão encerrada três dias depois.
Os guaranikaiowá reivindicam a área como terra indígena - à qual chamam de Curussu Ambá.
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Taquaperi
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.