Empresa é contratada para realizar serviços em aldeias no ES

Século Diário - 08/01/2008
O Espírito Santo tem sete aldeias indígenas e seus problemas de saneamento são considerados graves. Para duas destas aldeias, Caieiras Velhas e Pau-Brasil, foram contratados serviços de saneamento, incluindo fornecimento de materiais e mão de obra. Resumo do contrato foi publicado nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União.
Segundo informou a coordenação regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através da publicação do extrato do contrato no 1/2008, a fundação contratou a Edurban Edificações e Urbanismo Ltda. para execução dos serviços de engenharia nas aldeias. O contrato está em vigor desde o dia 4 último e vai até 1 de julho próximo.
Segundo a Funasa, o valor total do contrato é de R$ 433.041,30. As aldeias indígenas capixabas estão localizadas em Aracruz. Caieiras Velha e Pau-Brasil são aldeias dos tupinikim.
As aldeias indígenas sofrem problemas de saneamento principalmente pela destruição do seu entorno pelos eucaliptais da Aracruz Celulose. Nos plantios são aplicadas as chamadas capinas químicas, com o uso de vários agrotóxicos juntos, que contaminam o solo e a água e destroem a biodiversidade.
Os principais rios que serviam aos índios estão praticamente secos e não podem ser usados para abastecimento doméstico. Os venenos aplicados pela Aracruz Celulose têm efeitos deletérios sobre a saúde dos índios.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tupiniquim
  • TI Comboios
  • TI Caieiras Velhas II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.