Funasa enviará carros para auxiliar comunidades indígenas

Correio da bahia - 20/02/2008
A coordenadoria regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) anunciou ontem o envio, em no máximo dez dias, de dois carros, para auxílio aos programas de saúde desenvolvidos nas comunidades indígenas localizadas no sul do estado. Os veículos fazem parte do pacote de exigências de líderes das tribos dos tupinambás e pataxós hã-hã-hães para desocupação da sede do órgão em Salvador, ocorrida no último domingo.

Segundo coordenador da Funasa na Bahia, William Dell’Oso, outros itens da pauta de reivindicação dos índios já estão sendo atendidos. "Estamos também comprando medicamentos para enviar às comunidades, enquanto a distribuição pelo Ministério da Saúde não estiver regularizada", garantiu.

Dell’Oso afirmou que a Funasa depende apenas da votação do orçamento da União para concluir a licitação criada para locar três carros, que ficarão em postos de apoio às tribos, situados nos municípios de Pau Brasil e Itabuna, e no distrito de Jacareci, pertencente a Camacan. "Estes veículos atuarão no deslocamento de índios com problemas de saúde aos hospitais da região sul e à capital", explicou.

Em 11 de fevereiro, 75 índios tupinambás e pataxós hã-hã-hães ocuparam a sede da Funasa em Salvador, situada na Rua do Tesouro, Centro Histórico.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Caramuru / Paraguassu
  • TI Fazenda Bahiana (Nova Vida)
  • TI Tupinambá de Olivença
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.