Raio-X do saneamento em aldeias de Minas

Funasa - 07/04/2008
A Coordenação Regional da Funasa de Minas Gerais (Core/MG), por meio do Núcleo de Ações Descentralizadas da Funasa em Montes Claros (NAD/MOC), lançou o projeto piloto de implantação do Sistema de Informações de Saneamento Básico em Terras Indígenas (Sisabi) nas aldeias de Pedra Redonda e Riachão, da etnia Xakriabá, no município de São João das Missões.

Servidores técnicos da Core/MG, do NAD/MOC, do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/MG-ES) e do Pólo-base de São João das Missões, formaram equipes de saneamento envolvidas na saúde indígena e realizaram, nos dias 1, 2 e 3 últimos, visitas às aldeias de Pedra Redonda e Riachão. Eles avaliaram a capacidade de cada técnico na utilização de receptores de GPS, além de identificar as dificuldades na transferência dos dados para o computador e dimensionar o tempo gasto na entrevista com cada família.

O objetivo desse projeto é fazer um levantamento da situação das aldeias em relação ao que já foi realizado de melhorias sanitárias para a comunidade local e facilitar na identificação de elementos geoposicionados como córrego, açude, nascente, lago, reservatório, chafariz, entre outros.

Dessa forma, os recursos financeiros disponibilizados pela Funasa serão aproveitados de acordo com a demanda de cada aldeia, conforme foi definido e identificado no levantamento do projeto.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Riachão/Luiza do Vale
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.