PF faz operação contra desmatamento em área indígena

G1 - 28/05/2008
230 policiais federais participam da Operação Caipora, em Mato Grosso e Rondônia.
Índios, funcionários de órgãos públicos e fazendeiros estariam envolvidos no esquema

A Polícia Federal deu início a uma operação contra um esquema de extração ilegal de madeira na Terra Indígena Vale do Guaporé. Participam da Operação Caipora buscar 230 policiais, que vão cumprir 54 mandados de busca e apreensão e cerca de 45 de prisão. As ações acontecem em seis cidades de Mato Grosso e em uma de Rondônia.

Segundo as investigações, índios, funcionários de órgãos públicos e fazendeiros estão envolvidos. Os índios receberiam carros, motos e alimentos em troca de vantagens e fiscais seriam beneficiados com pagamentos para permitir a livre atuação do grupo criminoso na reserva.

A PF informa que o Caipora é uma figura lendária de um espírito protetor das florestas. Quando os homens desrespeitam as leis, ele os persegue, furiosamente.
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Vale do Guaporé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.