Famílias Pataxó retomam área tradicional na Bahia

Cimi - 27/05/2008
A retomada aconteceu ontem (26), às 19 horas, quando 35 famílias Pataxó retomaram uma fazenda que se encontra em território indígena, na região de Comuruxatiba, município do Prado, na Bahia.

Segundo Jitaí Pataxó, um dos coordenadores da Frente de Resistência e Luta Pataxó, "a retomada aconteceu em função da morosidade do processo de demarcação e para impedir a ação da Aracruz Celulose, empresa invasora do nosso território que tem agredido o ambiente dentro da nossa terra".

Os Pataxó questionam o fato de a Funai ter criado dois grupos técnicos para realização dos estudos de demarcação do território e também reivindicam a demarcação integral de sua terra.

Uma comissão de lideranças da Frente de Resistência está se deslocando para Brasília, onde terá uma audiência com representantes da 6ª Câmara do Ministério Público Federal e da Funai para discutirem a situação dos Pataxó na região do Monte Pascoal e solicitarem providências.


Eunápolis/Ba, 27 de maio de 2008.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.