Índios desocupam prédio da Funai no RS

G1 - 02/06/2008
Grupo reivindica desapropriação de terras ocupadas por agricultores.
Manifestantes que bloqueavam RS-343 também liberaram a estrada.

Índios desocuparam o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Passo Fundo (RS) no fim da tarde desta segunda-feira (2). Eles deixaram o local depois de fazer um acordo com o órgão. Outro grupo que também bloqueava o trânsito na RS-343, deixou o local após o acordo.

Na próxima semana, uma comissão de índios da região deve ir à Brasília participar de uma audiência com o presidente da Funai e com representantes do Ministério da Justiça.

Os índios reivindicam a desapropriação de terras ocupadas por agricultores em Sananduva (RS). Segundo o escritório da Funai em passo fundo, além deste processo, existem outras 40 reivindicações de comunidades indígenas no estado.

Há quatro anos, os índios estão acampados às margens de uma estrada, perto da área que eles exigem que seja desapropriada pela união.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cacique Doble
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.