PRF prende dois índios por crime ambiental

A tarde On Line - www.atarde.com.br - 13/07/2008


A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com agentes do Ibama, prenderam, na noite da última sexta-feira (11), numa abordagem no km 792 da BR 101, próximo à Aldeia de Guaxuma, dois índios e um motorista por extração ilegal de madeira nativa do Parque Nacional de Monte Pascoal.

De acordo com a PRF, Vivaldo Almeida Ramos, 37 anos, condutor do veículo FORD/F4000, placa JLL-5972/BA e os índios Gideon Alves dos Santos, conhecido como "Arapati" e Eduardo Alves dos Santos, o "Tigê", foram flagrados transportando 108 gamelas e outros objetos artesanais que totalizam 2,5 m³ de madeira nativa.

Os artefatos eram fabricados no mesmo local onde a madeira era extraída e transportados durante a noite para evitar a fiscalização. Os índios utilizam principalmente "Paraju" e "Andiroba", madeiras valiosas, para fazer os artefatos e revender à margem da rodovia nas proximidades da aldeia.

Eles foram presos em flagrante por crime ambiental e conduzidos para a Polícia federal em Porto Seguro, além de multados pelo Ibama.
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • UC Monte Pascoal (Parque Nacional e Histórico)
  • TI Barra Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.