Índios capixabas querem kit em guarani sobre água

Seculodiário - www.seculodiario.com.br - 06/08/2008
Os índios guarani no Espírito Santo vão buscar as informações sobre água divulgadas em um kit bilíngüe português-guarani. A publicação, divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPq), despertou interesse dos capixabas. Hoje, o material didático na língua guarani disponível no Estado se resume a um livro e três cartilhas.

O pedagogo indígena Mauro Luiz Carvalho explicou que nas aldeias guarani no Espírito Santo até o terceiro ano do ensino fundamental, o ensino é feito exclusivamente em guarani. A educação bilíngüe português-guarani é feita a partir do quarto ano.

O material didático é reconhecidamente escasso. Das três cartilhas, uma é sobre literatura, e o livro. O pedagogo informou esperar que o kit sobre água na língua guarani ajude, então, no processo educativo das crianças guarani capixabas.

Os autores abordam diferentes aspectos da realidade da região de fronteira, que são comuns ao Espírito Santo, como desmatamento, saneamento básico, atividades econômicas, pesca e cultura. Aborda, ainda, a fauna e flora do Pantanal.

O kit foi produzido abordando a realidade da região de fronteira com o Paraguai, e é um trabalho de educação ambiental que atende às necessidades linguísticas dos brasileiros e paraguaios, abordando conteúdos sem considerar os limites territoriais.

Divulgado nesta quarta-feira pelo CNPq, a publicação do Projeto "Pé na Água - uma Abordagem Sistêmica e Transfronteiriça na Década Brasileira da Água" é coordenada pelo pesquisador Paulo Robson de Souza, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Conta com o apoio do CNPq/MCT, entre outras instituições.

O kit é da Editora da UFMS, e os organizadores são Synara Olendzki Broch, Yara Medeiros e Paulo Robson de Souza. Elidiene Priscila Seleme, Elisabethh Arndt, Paulo Robson e Yara Medeiros são os responsáveis pela publicação, que tem a programação visual de Marcelo dos Santos.

O projeto introduz noções ambientais e de cidadania. O kit é formado por uma cartilha bilíngüe, livro, cd-rom e revista. O cd-rom acompanha o livro com todos os materiais em formato digital e ainda planos de aula, artigos, slide-shows, fotos, mapas, vídeos e ilustrações para apoio didático aos professores.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tupiniquim
  • TI Caieiras Velhas II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.