Mais um Índio Xakriabá é brutalmente assassinado

Cedefes - www.cedefes.org.br - 11/08/2008
Mais um Índio Xakriabá é brutalmente assassinado no Norte de Minas Gerais

Aconteceu ontem 10/08/2008, por volta das 19:00 hs no município de São João das Missões, norte de Minas Gerais, mais um brutal assassinato de um indígena Xakriabá, Edson Dourado Leite de aproximadamente 21 anos, morador da aldeia Riachão, que foi agredido com uma facada no peito vindo a falecer no local. Segundo Luiz Dourado leite, irmão da vitima e líder Xakriabá, algumas pessoas estavam próximas à praça de esportes da cidade ouvindo a musica tema da campanha do candidato a reeleição a prefeito do município de São João das Missões, o indígena Xakriabá Jose Nunes de Oliveira, quando o agressor sem que houvesse nenhum tipo de discusão com a vitima o atingiu com um golpe de faca.

A vitima era casado, deixou uma filha de 10 meses e a esposa grávida do segundo filho. O acusado pelo assassinato é Reginaldo Alves da mota (não índio), morador da cidade de São João das missões. Ainda segundo informações da liderança, o assassino é cabo eleitoral do candidato de oposição. Lideranças Xakriabá afirmam que o crime retrata o tamanho da discriminação e preconceito contra os índios. O fato ocorre no momento em que a disputa eleitoral no município começa a se acirrar. No sábado (09/08/2008) foi inaugurado o comitê que apóia a reeleição de Jose Nunes de oliveira, havendo uma grande movimentação na cidade. A oposição reagiu atirando pedras e garrafas nos carros que passavam em carreata.

O assassinato está cercado de uma onda de ameaças e violências que vem aumentando constantemente contra o povo Xakriabá na região. Vale lembrar que o povo Xakriabá vem travando uma intensa luta para reaver mais uma parte de seu território, além de na ultima eleição municipal ter elegido Jose Nunes de Oliveira a prefeito.

Em 2007 outros dois indígenas Xakriabá também foram assassinados fora do seu território. A brutalidade e as razões com que tem ocorrido esses assassinatos é algo que assusta. As lideranças vêm denunciando a situação à Polícia Militar, Ministério publico Federal, Comissão de Direitos Humanos, Polícia Federal e FUNAI sem que nenhuma medida tenha sido tomada. Ainda em 2007 foi realizado no território Xakriabá uma audiência Pública coordenada pela comissão de Segurança Publica da Assembléia Legislativa de Minas Gerais em que o tema principal foi VIOLENCIA E A DISCRIMINAÇÃO CONTRA O POVO XAKRIABA. Vale registrar que o assassino de Avelino Nunes de Macedo foi absolvido e está em liberdade. Esta decisão deixou os indígenas a mercê de toda fúria anti-indigena. O clima na cidade é tenso e a indignação dos índios é muito grande. O sentimento de revolta esta estampado no rosto de cada Xakriabá que chega ao município e vão se aglomerando no posto de saúde onde o corpo aguarda a chegada da policia Federal para que seja encaminhado para o IML do município de Januária. Ainda ontem por volta das 21h00, destacamentos da polícia Militar das cidades vizinhas se deslocaram para São João das missões. a administração regional da FUNAI de Governador Valadares foi informada da situação, mas ainda não se encontra na cidade. O sepultamento está marcado para hoje (11/08/2008) a depender da perícia.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Riachão/Luiza do Vale
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.