Xacriabá protestam contra violência - Índios protestam e fecham BR-135 no Norte de Minas

Cedefes - www.cedefes.org.br - 13/08/2008
Depois de mais um bárbaro assassinato envolvendo um Indígena Xakriabá, 800 índios paralisaram a Br 135 no Município de São João das Missões MG.

A mobilização foi nesta segunda-feira (11/08/2008). A estrada liga o norte de Minas Gerais ao estado da Bahia: automóveis, ônibus e caminhões tiveram o seu trajeto interrompido. A mobilização durou 13 horas. Às 02:00 hs da manhã de terça feira a estrada foi liberada e a cidade de são João das missões foi retomada pelos índios para a realização de um grande ato público. Houve um ritual em volta do local onde Edson Dourado Leite tombou. Ali ainda se encontrava uma grande marca do sangue derramado pela vítima e os indígenas xakriabá reforçaram o pedido de justiça. A ação se deu devido ao processo de violência que o povo xakriabá vem sofrendo na região. Em 2007 outros dois Indígenas Xakriabá foram brutalmente assassinados, sendo que um dos assassinos foi absolvido e está em liberdade.

A mobilização parou o Município de São João das Missões, o comércio fechou as portas e os moradores fecharam as suas casas, a cidade ficou deserta e alguns moradores saíram para outras localidades temendo uma reação dos índios.

Nesta terça feira(12/08) as 9;00h da manhã, o corpo de Edson dourado leite foi sepultado. Indígenas de outras aldeias se fizeram presentes. A imprensa deu cobertura durante todo tempo. No velório houve uma comoção muito grande, a tristeza e a revolta tomaram conta dos indígenas, a família permaneceu todo o tempo ao lado do caixão, no lamento a história de Edson dourado leite era contada e recontada. A forma em que se deu a sua morte, o pedido de justiça e o sentimento de insegurança continuava sendo o tema principal daquele momento. Várias pessoas da família desmaiaram e tiveram que ser atendidas pelos médicos. O cacique Domingos Nunes de Oliveira denunciou a omissão da FUNAI 'a FUNAI é também
responsável pelo assassinato e tudo o que vem acontecendo com o nosso povo', nem mesmo o chefe de posto se fez presente durante o ocorrido.

O crime é o símbolo da discriminação e do preconceito que os povos indígenas vêm sofrendo no Brasil. As lideranças Xakriabá têm denunciado constantemente a situação sem que nenhuma medida tenha sido tomada pelos órgãos responsáveis, por mais que o crime tenha fortes indícios voltados pela disputa eleitoral, o que está posto no momento é uma questão de segurança e proteção a integridade física do povo xakriabá.

Politiqueiros têm invadido o território xakriabá constantemente, ocasionando uma situação bastante conflituosa. Lideranças temem pelo agravamento da situação caso a justiça não assuma o controle da situação. O clima na cidade continua tenso, nesta quarta feira(13/08) pela manhã, a polícia civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex prefeito e candidato as eleições em 2008 Ivan de Souza Correa, outros dóis mandados foram cumpridos nas residências de João da Silva e Gilmar da silva, ambos vinham ameaçando o povo xakriabá.

Ainda hoje está marcado para as 14:00hs uma audiência com a Juíza da comarca da cidade de manga MG. Nesta quinta feira (14/08) acontecerá uma outra audiência com o Ministério Público Federal, Funai e polícia Federal para discutir medidas a serem adotadas para garantir a integridade física dos indígenas, a principio seria na cidade de Montes Claros, as lideranças estão tentando transferir para o Município de São João das Missões. Até o momento, o autor do crime continua foragido e teve mandado de prisão decretado pela justiça. A Prefeitura Municipal decretou luto oficial por dois dias.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Riachão/Luiza do Vale
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.