Assassinato de indígena em contexto eleitoral revolta povo Xakriabá em Minas Gerais

Cimi - www.cimi.org.br - 14/08/2008
Na noite do dia 10 de agosto, foi assassinado a facadas, o jovem Edson Dourado Leite, do povo Xakriabá, no município de São João das Missões, norte de Minas Gerais. Há suspeitas de que o motivo do crime seja a acirrada disputa eleitoral entre o atual prefeito da cidade, um Xakriabá, e o candidato da oposição.

Segundo Luiz Dourado, irmão da vítima, Edson foi agredido com uma facada no peito quando estava com alguns amigos, ouvindo a música da campanha do atual prefeito, o indígena Jose Nunes de Oliveira, que é candidato à reeleição. Há suspeitas de que o assassino, que está foragido, seja cabo eleitoral do candidato da oposição. A disputa eleitoral está muito acirrada na cidade. No sábado, 9 de agosto, opositores jogavam pedras e garrafas nos apoiadores da campanha de José Nunes.

As lideranças Xakriabá afirmam que o crime retrata o tamanho da discriminação e preconceito contra o povo na região. A violência aumentou nos últimos anos, por que o povo Xakriabá está lutando para reaver parte de seu território e por ter conseguido eleger o atual prefeito. Em 2007, dois Xakriabá foram assassinados fora do seu território. Em março de 2008, o homem que matou Avelino Nunes de Macedo foi absolvido, o que aumenta a sensação de impunidade para os agressores dos Xakriabá.

Em protesto contra o assassinato de Edson, no dia 11 de agosto, cerca de 800 Xakriabá fecharam por 13 horas a rodovia BR 135 que liga o norte de Minas Gerais ao estado da Bahia. No dia 12, o povo realizou um grande ato e um ritual em volta do local onde Edson morreu.

Na quarta-feira, 13 de agosto, a polícia civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-prefeito e candidato em 2008, Ivan de Souza Correa. Também fez buscas nas residências de João da Silva e Gilmar da Silva, que eram acusados de ameaçar o povo Xakriabá.

Hoje, (14/08) aconteceu uma outra audiência com o Ministério Público Federal, Funai e Polícia Federal para discutir medidas que garantam a integridade física dos Xakriabá. A Prefeitura Municipal decretou luto oficial por dois dias pela morte de Edson. O jovem tinha 21 anos, era morador da aldeia Riachão, deixou uma filha de 10 meses e a esposa grávida do segundo filho.

(informações Equipe Xakriabá)
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Riachão/Luiza do Vale
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.