Indígenas da Aldeia Bororo chegam hoje em Cuiabá

Diário de Ciabá-Cuiabá-MT - 15/10/2002
Trinta indígenas - sendo 24 estudantes, cinco professores e um ancião - da nação indígena Bororo da aldeia Córrego Grande chegam hoje, em Cuiabá. A previsão de chegada é às 12h e eles ficarão na Capital durante cinco dias. O passeio faz parte do Intercâmbio Aldeia/Cidade desenvolvido entre a Funai, representantes indígenas e a Secretaria Municipal de Cuiabá (SME).

A aldeia está localizada no município de Santo Antônio de Leverger (35 quilômetros de Cuiabá), mas apesar da proximidade com a Capital, os estudantes ainda não conhecem Cuiabá. O único meio de comunicação é um rádio amador, embora a Córrego Grande dispunha de energia elétrica.

Segundo a coordenadora do projeto Luzia de Lurdes Severo Lins, serão cinco dias conhecendo os pontos turísticos da Capital. No roteiro dos passeios está a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) onde os estudantes - entre sete e 14 anos - vão conhecer o museu do Índio, o zoológico e vão se refrescar na piscina. "O intenso calor e também o costume de nadar em rios, é uma necessidade os indígenas se refrescarem numa piscina", explica Luzia de Lurdes.

Além de conhecer a capital, os estudantes indígenas vão apresentar sua cultura nas escolas municipais cujos alunos que irão retribuir a visita. Na apresentação, eles vão mostrar danças típicas e o canto Bororo. Os alunos da rede municipal aguardam com expectativa a chegada dos Bororo que desembarcam na sede da CNBB onde ficam hospedados.

Esse é o oitavo Intercâmbio Cultura Aldeia/Cidade em que estudantes indígenas chegam para conhecer a Capital. Em novembro, estudantes de cinco escolas municipais de Cuiabá retribuem a visita.
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tereza Cristina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.