Indígenas se mobilizam para a VII Conferência de Direitos Humanos

Secretária de Comunicação do Tocantins - secom.to.gov.br - 03/09/2008
Indígenas da etnia Xerente participaram de uma palestra sobre os Direitos Humanos dos povos indígenas na tarde da quarta-feira, 3, às 14h, na sede do Procambix - Programa de Compensação Ambiental Xerente, no município de Tocantínia. A palestra faz parte da programação de conscientização sobre direitos básicos e sobre a participação dos indígenas na VII Conferência de Direitos Humanos.

O encontro objetivou a divulgação da conferência e participação da etnia Xerente no evento, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no auditório da ATM - Associação Tocantinense dos Municípios, em Palmas.

O assessor da Coordenação Indígena da Secretaria da Cidadania e Justiça, Evalcy Kunum Apinayé, falou sobre o encontro. "A palestra foi extremamente válida para despertar nas lideranças indígenas a conscientização sobre os nossos direitos, que em muitas situações são esquecidos, principalmente, lembrar que o direito é de todos e para todos e tudo isso só depende de cada um fazer com que as pessoas se conscientizem dos seus atos e assumam responsabilidade sobre ele", disse.

O coordenador de Educação e Cultura do Procambix, Edvaldo Sullivan Xerente, disse que a temática não deve ser trabalhada somente durante a Conferência, mas em todos os momentos, desta forma manteremos os povos mais informados sobre os seus direitos.

Edivaldo Sullivan e a filósofa e secretária da Unix - União Indígena Xerente, Elizabete Xerente, foram os nomes escolhidos para representar a etnia nas discussões da VII Conferência Estadual dos Direitos Humanos.

Participaram da palestra o gerente executivo do Procambix, Paulo Xerente; o presidente da AIA - Associação Indígena Akwê, Ribamar Marinho Xerente; a da Educação e Cultura do Procambix, Vanda Sibakadí Xerente; Filósofa e secretária da Unix, Elizabete Mrõndi Xerente;e o coordenador de Educação e Cultura do Procambix, Edvaldo Sullivan Xerente.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Funil
  • TI Xerente
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.