Produtores rurais de Mato Grosso do Sul entraram há pouco para reunião com o governador André Puccinelli com duas propostas. A primeira é a criação de uma CPI para investigar a atuação da Funai no Estado, na Assembléia Legislativa.
A segunda solicitação é para que o governador lidere um grupo de políticos sul-mato-grossenses para tentar uma audiência com o presidente Lula e, na ocasião, contestar as portarias da Funai que deflagraram o maior processo de demarcação de terras indígenas já feito no Estado.
A Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) levou uma caixa com material de campanha publicitária que contesta o trabalho, iniciado em 26 municípios da região sul, para assentamento de famílias guarani, além de Miranda e Aquidauana, onde a reivindicação é dos terena.
Segundo o presidente da entidade, Ademar Silva Junior, as propostas levadas ao governador são embasadas no fato do Estado já estar bastante impactado pelas portarias, apesar desse ser o primeiro passo no processo para demarcação de terras. "Queremos levar essa preocupação ao Lula, o mais rápido possível", explica.
Ele voltou a reclamar da ausência do presidente da Funai, Márcio Meira, em reunião marcada para o dia 4 de setembro. O encontro foi adiando na última hora, para o próximo dia 15.
Para a Famasul, a falta foi "um tapa na cara" do setor produtivo e do governo. O maior golpe, diz Ademar, foi a surpresa de, no mesmo dia, a Funai ter publicado novas portarias referentes à ampliação da aldeia terena Cachoeirinha, em Miranda e Aquidauana.
Para os produtores, as demarcações não poderiam ser solicitadas agora, momento em que o Estado se recupera da crise da aftosa, após o aparecimento da doença há 3 anos "A Funai mostrou que tem descaso com Mato Grosso do Sul".
Também participam da reunião o diretor de assuntos fundiários da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Léo Brito; o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; a secretária de Produção, Tereza Cristina da Costa Dias; o presidente da Assomasul, Eraldo Leite; e os deputados da bancada ruralista Zé Teixeira (DEM) e Reinaldo Azambuja (PSDB); além do presidente da Assembléia Legislativa, Jérson Domingos (PMDB).
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas