Índios são coniventes com madeireiros na região oeste de MT

Midianews-Cuiabá-MT - 28/10/2002
Milhares de metros cúbicos de madeira estão saindo de várias reservas indígenas no oeste de Mato Grosso. A constatação é do delegado da Polícia Federal em Cáceres, Rui Antonio da Silva. A espécie mais retirada é a cupiúva, matéria prima utilizada para fabricação de móveis, assoalhos em tábuas e tacos. A atuação de madeireiros está transformando as áreas em capoeiras.

Conforme o delegado, os madeireiros agem dessa forma com autorização de lideranças indígenas como Saulo Sararé, filho do cacique Américo Sararé, da reserva Sararé, na região de Pontes e Lacerda. Existem na região de Cáceres cinco áreas indígenas.

Na avaliação do delegado, somente uma repressão eficaz pode reduzir os efeitos danosos da retirada de madeira. Mas para isso é necessário aumentar o contingente de policiais federais e agentes da Funai e Ibama. "Nós (Polícia Federal) não temos como atuar diretamente nessa questão por falta de efetivo", justificou.

O delegado lembra que há quase um mês flagrou dois caminhões retirando madeira da reserva Sararé e prendeu os motoristas. Em poucos minutos apareceram vários índios armados com arco e flecha. O momento ficou muito tenso e obrigou o delega e dois agentes a atirarem para o alto, assustando os índios.

Segundo o delegado, a maioria das lideranças indígenas anda em caminhonetes de luxo e possantes motocicletas.
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sararé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.