Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br - 25/09/2008
Curitiba - Dez trabalhadores que extraíam erva-mate nativa em condições degradantes foram restados por fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), no município de General Carneiro, no sudeste do estado.
Segundo a assessoria da SRTE/PR, a ação foi concluída hoje (dia 25), com o pagamento de todas as verbas rescisórias, num total de R$ 26 mil. O trabalho de rastreamento teve início na semana passada.
Entre os resgatados, informou a assessoria, havia quatro trabalhadores pertenciam à reserva indígena de Ipuaçu(SC) e os demais eram de Clevelândia, no Paraná.
Os fiscais que participaram do resgate encontraram os trabalhadores em condições insalubres - sem água potável, instalações sanitárias, alojados embaixo de lona plástica e sem carteira de trabalho assinada. Foram emitidos 12 autos de infração contra o empregador.
Os trabalhadores receberam os salários que estavam atrasados, férias e 13o salário proporcional e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Xapecó
- TI Xapecó (Pinhalzinho-Canhadão)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.