Funai e Cáritas Brasileira constróem escola para índios Tapuia em Goiás

Site da Funai - 30/10/2002
A construção da primeira escola da Terra Indígena Carretão terá início no final da próxima semana, informou o administrador da Funai de Goiânia, Edison Silva Beiriz. A obra é resultado de um contrato entre a Diocese de Rubiataba (GO) e a Cáritas Brasileira, organismo de utilidade pública pertencente à Conferência Nacional dos Bispos (CNBB). As negociações foram feitas pelo Reverendo Dom José Carlos de Oliveira, enquanto o projeto foi elabora pela Funai de Goiânia. O custo total do empreendimento será de R$30 mil, uma parte doada pela Cáritas e outra vinda da Funai.

Na aldeia já existe uma escola provisória funcionando em uma pequena igreja. Até o momento apenas uma professora, Maria Aparecida, dá aulas nos três turnos para todas as crianças da comunidade, mas um outro professor está sendo treinado e em breve ajudará na educação dos Tapuia. A comunidade da Terra Indígena Carretão é bem desenvolvida e corresponde bem ao apoio que recebe da Funai e de outras instituições, afirma Edison Beiriz. Além desse, outros projetos são executados com muito sucesso na área, como psicultura, pecuária (também em parceria com a Diocese de Rubiataba) e, em breve, um projeto de apicultura (criação de abelhas), que está em fase de implantação.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Carretão II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.