Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br - 27/10/2008
A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) vai discutir com alunos da Anhanguera/Uniderp a situação indígena no Estado. Josiel Quintino, assessor de meio ambiente e assuntos indígenas da Famasul fará uma palestra no o 2o Encontro dos Estudantes de Agronomia, que acontece hoje e amanhã.
"Nesse encontro, nós queremos discutir com os acadêmicos a situação de instabilidade que se encontra o campo, ocasionadas pelas portarias que foram instituídas pela Funai, porque isso influi diretamente no futuro desses profissionais que talvez tenham que se preparar para buscar outros mercados", afirma.
As portarias autorizaram a realização de estudos antropológicos em áreas de 26 municípios do Estado. A partir do resultado dos estudos, as terras identificadas como indígenas serão passíveis de desapropriação.
Segundo o presidente da Funai, Márcio Meira, estão sob estudos cerca de 12 milhões de hectares. O que tem provocado a reação da classe produtora, pois temem que possam perder as terras que compraram.
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas