Índios são presos suspeitos de linchar suposto estuprador

Midiamax news - www.midiamax.com - 08/11/2008
Um líder indígena e três parceiros seus, da Aldeia Sete Cerros, no município de Paranhos, foram presos na manhã de ontem (7), suspeitos de comandar o linchamento de Alfredo Martins, acusado de tentar estuprar duas jovens. O crime aconteceu no no dia 11 de outubro. Alfredo apanhou até morrer.

O delegado Fábio Peró, da Polícia Civil de Paranhos, que comanda as investigações, diz que após tentar estuprar duas mulheres, o indígena foi perseguido e espancado até a morte por um grupo de indígenas.

Na época o capitão da aldeia, Pedro Valiente, de 34 anos, procurou a polícia para comunicar o caso, mas teria afirmado, segundo o delegado encarregado pelas investigações, que os autores da agressão seriam indígenas moradores em outras aldeias da região.

Um inquérito policial foi instaurado e uma equipe de investigadores comandada pelo delegado Peró passou a atuar no caso ouvindo testemunhas e realizando levantamentos até chegar, segundo a polícia, aos verdadeiros autores do crime, que seria o próprio capitão, Pedro Valiente e mais três "partidários" dele, os indígenas Juvenil Vera Martins de 31 anos, Rodrigo Benites Ricarte de 21 anos e Demir Fernandes de 18 anos, todos moradores na Aldeia Sete Cerro.

De posse das provas levantadas pela equipe de investigação, Dr. Fábio Peró representou pela prisão preventiva dos acusados que foi expedida pelo Juiz de Direito, Dr. Plácido de Souza Neto, titular da vara única da Comarca de Sete Quedas, a qual o município de Paranhos pertence.

Com os mandados de prisão em mãos, na manhã dessa sexta-feira a Polícia Civil de Paranhos desencadeou uma operação para prender o capitão e os três partidários acusados de envolvimento no linchamento.

Em depoimento da Delegacia de Polícia Civil de Paranhos, após serem presos, o capitão Pedro Valiente, que prestou depoimento acompanhado de seu advogado e os outros três indígenas, Rodrigo Benites, Demir Fernandes e Juvenil Vera, que prestaram depoimento acompanhados do chefe do Posto da Funai (Fundação Nacional do Índio) no município, confessaram a autoria do crime, segundo a polícia.

Após serem indiciados em inquérito por lesão corporal seguida de morte, os quatro acusados foram encaminhados para a cadeia pública de Sete Quedas, sede da Comarca, onde permanecerão presos à disposição da Justiça.
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sete Cerros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.