Nortão: índios fazem manifesto contra discursos de políticos nos debates do zoneamento

Só Notícias - http://www.sonoticias.com.br - 12/05/2009
Aproximadamente 100 índios participaram hoje de manhã, de protesto em frente a prefeitura de Colíder (160 Km de Sinop), repudiando as declarações do presidente da Assembleia, José Riva, e do senador Jayme Campos durante as discussões do Zoneamento Sócioeconômico e Ambiental do Estado, no último final de semana, em Alta Floresta. A confirmação foi feita pelo administrador da regional da Funai de Colíder, Megaron Txucarramae. De acordo com ele, as duas lideranças políticas juntamente com alguns prefeitos, mencionaram que na região não existiria índios e falando contra as demarcações das terras indígenas. "Ele [Jayme] falou que não existe índio, gritei que não, que existe, no pontal do parque nacional de Juruema, em Apiacás, lá tem", disse, ao Só Notícias. A manifestação começou por volta das 7h30.

Segundo Megaron, Riva, Jayme e alguns prefeitos da região utilizam a opinião pública contra os índios. "Para fazer campanha, ganhar voto, se promover em cima de nós, falando contra nós. Os que estão lá, apoiam, aplaudem. Quero ver se esses [Riva e Jayme] vão dividir as terras deles com esse pessoal que aplaudiu ele, dar terras deles para sem terras", acrescentou.

A liderança indígena destacou ainda se sentir envergonhado com as falas dos políticos e que o manifesto é para responder as falas. Megaron aponta ainda que deve participar ou em Vila Rica ou em Sinop, no encontro sobre o Zoneamento. "Na audiência nós vamos pedir para ficar na frente, para acompanhar, ver se eles vão falar de novo, se vão falar na nossa frente que não existe índio. Nesse eu estava distante", finalizou.
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Apiaká do Pontal e Isolados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.