Índios ocupam área em Tamarana e reivindicam direito de posse

Jornal de Londrina - http://portal.rpc.com.br/ - 06/07/2009
De acordo com indígenas, a legislação reconhece que os índios tenham posse das terras que tradicionalmente ocupavam. Entretanto a União e o governo do Paraná teriam reduzido a área das terras

Aproximadamente 300 famílias de índios caingangue da Reserva Apucaraninha, no Norte do Paraná, estão acampados desde o fim da semana em áreas de fazendas e sítios próximas a Tamarana, cerca de 60 quilômetros de Londrina. Eles reivindicam direitos sobre a posse dessas áreas, que eram terras indígenas e teriam sido loteadas pelos governos estadual e federal na metade do século. Os índios devem ficar acampados na região a definição de um posicionamento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com uma das líderes da comunidade, Gilda Kuita, a comunidade indígena pede há muito tempo o que eles chamam de "devolução" das terras. "Nossos velhos sempre nos disseram que aquelas terras são dos índios. Por isso, estamos querendo aquilo que é nosso direito, de acordo com a documentação", explicou. Ela afirmou que os indígenas possuem alguns documentos comprovando a posse das terras.

Gilda afirmou que a luta pela posse da terra é longa. "É uma longa história. Os governos da época da colonização foram tirando a terra dos índios para poder colonizar. Então o governo mesmo demarcou uma determinada área, que foi loteada posteriormente para fazendeiros e sitiantes", disse. Eles prometem permanecer no local até que a situação seja resolvida. "Não queremos briga nem violência com os fazendeiros, mas vamos ficar até a Funai tomar alguma providência e vir fazer a demarcação."

Segundo os indígenas, a legislação brasileira reconhece, há pelo menos 200 anos, que os índios tenham posse das terras que tradicionalmente ocupavam. Entretanto, ainda conforme a comunidade indígena, a União e o governo do Paraná reduziram a área das terras. Gilda não soube precisar a totalidade da área ocupada atualmente, mas afirmou que algumas terras em Tamarana são direito dos índios. "Agora a nossa população está aumentando e a área que estamos ocupando está ficando pequena", disse.

Ivan Rodrigues, integrante da Comissão Nacional de Política Indígena, explicou que documentos e mapas antigos apontam como propriedade dos índios uma área maior que a ocupada atualmente. "Os mapas e documentos revelam que a terra era indígena e foi loteada pelo governo federal e estadual ao longo do tempo." Ele afirmou que já houve promessas, há alguns anos, de que a demarcação da terra igual aos documentos e mapas originais seria realizada. "Vamos convocar algum representante de Brasília para ver essa questão."

A reportagem tentou contato com o administrador da Funai em Londrina, Mário Jacintho, mas ele não estava na sede da instituição durante a tarde e não tem telefone celular. De acordo com a Polícia Militar (PM) de Tamarana, a ocupação ocorre sem violência e com tranquilidade.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Apucarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.