Índios ocupam sítio em Tamarana

Folha de Londrina - http://www.bonde.com.br/ - 08/07/2009
Tamarana Cerca de 200 famílias de índios caingangues da Reserva Apucaraninha, em Tamarana (62 km ao sul de Londrina), estão acampadas desde o último fim de semana em um sítio do município. A ocupação é uma forma de reivindicar mais terras. Os índios dizem que os 5,5 mil hectares da reserva são insuficientes para garantir o sustento das 400 famílias que moram no local e ressaltam que originalmente a área da reserva seria de 68,5 mil hectares. \"\"Apenas 200 hectares da nossa área é agricultável. Em 1949, quando o Governo do Paraná regulamentou a reserva, éramos 50 famílias. Naquele tempo, os governantes consideraram que 5,5 mil hectares seriam suficientes, por isso lotearam o restante das nossas terras, mas a população caingangue aumentou e precisamos de terras para que os índios não se tornem marginalizados nas cidades\"\", diz Ivan Bribis Rodrigues, que se identifica como membro da comunidade indígena. A Reserva Apucaraninha está sem cacique.

Os proprietários das áreas que os índios querem \"\"reconquistar\"\" argumentam que adquiriram os lotes legalmente. O administrador da FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI) em Londrina, Mário Jacintho, disse que o caso está na Diretoria de Assuntos Fundiários (DAF) da FUNAI, em Brasília, desde 2007.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Apucarana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.