Educação em Saúde da Core/RJ debate meio ambiente com indígenas

Funasa - http://www.funasa.gov.br/ - 09/07/2009
Os técnicos de Educação em Saúde da Coordenação Regional da Funasa no Rio de Janeiro (Core/RJ), José Roberto Castro Gonçalves e Suely Louviz de Azevedo Kingel, realizaram o Encontro Educativo com Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento, na aldeia de Paraty-Mirim, no último dia 30. O tema escolhido para essa primeira ação educativa foi o meio ambiente, que também contou com a atuação Robson Luiz Galles Marriel, técnico de saneamento da Funasa.

No encontro, foram debatidas questões ambientais com oito agentes indígenas de saúde e quatro de saneamento, das aldeias de Paraty-Mirim, Sapukai, Rio Pequeno e Araponga. Toda a temática refletiu o dia a dia dos indígenas e como os agentes poderiam multiplicar aquelas informações dentro das aldeias.

Eles assistiram e fizeram interpretações sobre os conceitos trabalhados em dois vídeos, produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): "Saúde, uma meta social" e "Meio ambiente começa no meio da gente". Outro ponto abordado e acertado com os indígenas foi a realização de mutirões de limpeza nas aldeias Sapukai e Rio Pequeno.

"Senti que eles estão engajados e bastante ativos nesse processo de educação em saúde. Eles gostam do trabalho e cobram, cada vez mais, a nossa participação", afirma José Roberto. O próximo tema desse encontro é alimentação saudável, previsto para acontecer em agosto.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Parati-Mirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.