Governo inaugura escola no Cantá

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/ - 16/07/2009
Os moradores da comunidade Tabalascada, região da Lage, localizada no município do Cantá foram os contemplados com uma nova unidade de ensino. A Escola Estadual Indígena Antonio Domingos Malaquias foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (16).

O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Cultura e Desportos Dirceu Medeiros de Morais (que na solenidade representou o governador de Roraima, José de Anchieta), além do prefeito do Cantá Josemar do Carmo, do tuxaua da comunidade da Taba Lascada, Cezar da Silva, do Secretário Municipal de Educação do Cantá, Kenedy Leite, do gestor da escola, Pedro da Silva, vereadores, pais, professores e comunidade em geral.

A Escola Antônio Domingos Malaquias funcionava antes em instalações precárias. Com a construção da nova sede, a escola ganhou quatro salas de aulas, biblioteca, salas para funcionamento da direção e secretaria, almoxarifado, sala dos professores, pátio, copa e oito banheiros.

Na solenidade de inauguração, houve a execução do hino do estado e descerramento da placa da escola, além de uma apresentação cultural dos alunos com a dança do Parixara.

O tuxaua Cezar agradeceu o emprenho do governo na construção da escola. "Agradeço ao governo e a secretaria de educação por esta nova estrutura da escola e eu quero dizer que este prédio não é só dos alunos e professores, mas sim de toda a comunidade", disse o tuxaua.

O gestor da unidade garantiu que a escola será bem cuidada. "Com essa nova estrutura nossos alunos serão melhor acomodados para estudar. Com toda a certeza nossa comunidade vai zelar por este prédio e vai mantê-lo sempre bem conservado", disse Pedro.

A escola funciona na modalidade de Ensino Fundamental (1ª a 8ª série), sendo 16 alunos de 1ª a 4ª série e 18 alunos de 5ª a 8ª série. Além disso, a escola tem uma parceria com o município do Cantá e disponibiliza suas instalações para o funcionamento de uma turma de Educação Infantil com sete alunos, totalizando o atendimento para 41 alunos da comunidade.

"Esse parceria entre estado e município é importantíssima para fortalecer a educação em Roraima. O governo do estado tem dado prioridade para a área da educação, em especial às escolas indígenas. Nós da Secretaria de Educação estamos fazendo o possível para atender as solicitações das comunidades, pois 60% das nossas escolas são indígenas", disse o secretário de Educação, Dirceu Medeiros.

Maria Rosita é índia da etnia Macuxi. Ela tem 45 anos e sua família é fundadora da comunidade da Lage. A escola leva o nome do seu pai. Atualmente Rosita possui três filhos estudando na escola Domingos Malaquias e diz que agora está bem mais fácil estudar. "Antigamente, tínhamos que ir para o Cantá para estudar, e muitas vezes íamos a pé. Hoje temos uma escola aqui mesmo na comunidade, agora ficou mais fácil", disse Rosita.
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tabalascada
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.