Índios de aldeia em Juti discutiram terras em encontro

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=267879 - 28/09/2009
Nos dias 24 e 25 de setembro os indígenas kaiowá-guarani da aldeia Jarará, em Juti, promoveram um encontro de reflexão sobre a campanha "Povo Guarani, Grande Povo". Cerca de 40 pessoas, entre professores, lideranças, mulheres, jovens e crianças, participaram das atividades que tiveram como eixo principal a questão da terra.

Durante o encontro membros da aldeia lembraram a história das famílias kaiowá-guarani que viviam na região e foram expulsas por latifundiários. Também foi discutida a forma com que essas famílias dispersas foram obrigadas a viver na periferia de Juti e outras cidades, por muito tempo.

Foi relembrado no encontro que oito famílias participaram da primeira retomada da fazenda que tirou terras indígenas na beira do rio Amambai. A região já estava cheia de fazendas e os índios expulsos de suas terras viviam pedindo favor, trabalhando e morando na rua.

Essas oito famílias que fizeram a retomada atualmente se multiplicaram em 85 na aldeia Jarará. Áreas em Amambai, Caarapó e em outros locais de Juti ainda aguardam ser retomadas, de acordo com os índios.

Campanha - A campanha "Povo Guarani, Grande Povo" partilha nas comunidades os conteúdos do Mapa e Caderno guarani, publicação produzida mediante uma pesquisa de vários anos na região das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. Segundo o Mapa e Caderno continuam existindo nesses países quatro povos guarani muito semelhantes nos aspectos fundamentais de sua cultura.
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jarara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.