PUCICAH - 01/11/2002
As comunidades indígenas do baixo rio negro, terão através deste informativo um mecanismo pra divulgar seus trabalhos, mostrar sua realidade, a outros parentes, parceiros e aliados.
Assembleia a ACIBRN aprova o programa permanência e desenvolvimento sustentável
Ocorrido nos dias 14 e 15 de novembro de 2002, na comunidade de Itaperêra - Terra Indígena Médio Rio Negro II a XI Assembléia Geral da ACIBRN, reuniu 16 comunidades das Terras Indígenas Médio Rio Negro I e II e Rio Téa. As lideranças indígenas estudaram e aprovaram o Estatuto da associação e o PPDS - Programa de Permanência e Desenvolvimento Sustentável da Associação das Comunidades Indígenas do Baixo Rio Negro. Segundo a diretoria eleita, O PPDS/ACIBRN, é um programa que garante a formulação de Projeto de Desenvolvimento Indígena capaz de atender de forma sustentável, integrada e em escala adequada as demandas e os projetos de futuro das comunidades indígenas do Baixo rio Negro. A diretoria eleita terá o mandato de 04 quatro anos: Miguel Batista Maia - Presidente; Argemiro Teles - Vice-Presidente; Adilson de Braga - 1o Secretário; Clóvis Batista - 2o Secretário; Raimundo Diekson - Tesoureiro. Também foi eleita a Coordenação do Conselho Fiscal: Zeferino Namukurá Borges - Coordenador; Nivaldo Alves Nascimento - vice-coordenado; Graciliano Alexandre da Silva - 1o Secretário; Gerson Benjamim -2o Secretário. Estiveram presentes, Orlando de Oliveira, presidente da FOIRN, Benedito Machado, Edison Caldas, Ideraldo Pereira e Guilherme Veloso, FUNAI/SGC. A próxima assembléia já está marcada para os dias 14,15 e 16 de outubro de 2003, quando a associação estará comemorando 15 anos de existência.
ACBRN na história
Em 14(catorze) anos de atuação a ACIBRN tem se mantido firme na luta pela conquista dos seus direitos assegurados na Constituição Federal Promulgada em 05/10/88. Conseguiu através do Ministério Publico Federal o levantamento antropológico e atualmente as Terras Indígenas Médio Rio Negro I e Médio Rio Negro II estão demarcadas e homologadas pelo Governo Federal com participação efetiva de todas as comunidades neste processo.
COMUNIDADES FILIADAS A ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO BAIXO RIO NEGRO - ACIBRN:
1. Tapajós
2. Itacoatiara-mirim
3. Areal
4. Camanaus
5. Tancredo Neves
6. Mercês
7. Curicuriari
8. São Jorge
9. Tumbira
10. Jupati
11. São Pedro
12. Caiury
13. Tapuruquara-mirim
14. Mafi
15. Arurá
16. Itaperêra
17. Ilha do Pinto
18. Castanheirinho
19. Bacabal
20. Vila Nova
21. Livramento
22. Aruty
PIB:Noroeste Amazônico
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Médio Rio Negro I
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.