Core/SP fará readequação de três postos de saúde indígena

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp - 27/10/2009
Na semana passada, a Coordenação Regional da Funasa em São Paulo (Core/SP) realizou visitas técnicas para avaliar os postos de saúde das aldeias Aguapeú e Rio Branco, localizadas no litoral, e a aldeia Jaraguá, na capital paulista. A finalidade é a elaboração de projetos para melhorias nas estruturas, conforme as normas e os procedimentos exigidos pela Vigilância Sanitária do município.

Para isso, contou com o apoio da Coordenação de Arquitetura (Coarq) do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp) da presidência da Fundação, com a participação da arquiteta Leila Bueno de Oliveira, juntamente com o engenheiro Francisco Mazza, do Serviço de Engenharia de Saúde Pública (Sensp) da Core/SP.

Os técnicos visitaram as aldeias e verificaram as especificidades locais para decidir o tipo de intervenção (ampliação, manutenção ou reforma) adequada. Os fatores que influenciam na elaboração do projeto são: o levantamento das áreas e do entorno de cada posto; a população assistida; a dinâmica de funcionamento; a freqüência do atendimento e as condições de cada unidade.

De acordo com a avaliação da arquiteta, o posto de saúde da aldeia Jaraguá precisa de uma ampliação, visto que atende uma população de cerca de 700 indígenas. "Durante a visita, verificamos que existe pouco espaço para a ampliação do posto, pois a escola, a rua e a rede de esgoto estão muito próximas, restringindo a sua capacidade de expansão", explicou.

Já o posto da aldeia Rio Branco precisa de manutenção, isto é, uma reforma. No entanto, o posto de Aguapéu será necessário a manutenção e a construção de uma rampa, para se ter uma maior acessibilidade, visto que o posto fica localizado em um morro, com difícil acesso.

Segundo o engenheiro Francisco, essa visita vai auxiliar no desenvolvimento do início das obras. "A arquiteta vai ajudar a agilizar a elaboração dos projetos de reforma e adequação dos postos", finalizou.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jaraguá
  • TI Rio Branco (do Itanhaém)
  • TI Guarani do Aguapeú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.