Naturatins Participa da III Feira de Sementes do Povo Xerente

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=2687 - 05/11/2009
Parceiros em eventos que promovem o desenvolvimento socioambiental dos povos indígenas no Estado, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins participa da III Feira de Sementes do Povo Xerente que acontece nos dias 05, 06,07 na Aldeia Funil localizado no município de Tocantínia. O evento é organizado pelo Procambix - Programa de Compensação Ambiental Xerente.

A feira tem o objetivo proporcionar aos indígenas o conhecimento do uso de sementes agrícolas como uma forma de auto - sustentabilidade na produção e comercialização de produtos. Além da exposição e troca de sementes do cerrado, a feira terá apresentações culturais típicas da etnia como danças, jogo do cabo-de-guerra e a corrida de tora.

Representando o Naturatins, participa do evento o técnico Luiz Roberto de Oliveira, que também integra o conselho do Programa de Compensação Ambiental Xerente. Na oportunidade, será repassado aos indígenas informações sobre projetos e programas socioambietais do órgão.

Procambix

O Programa de Compensação Ambiental Xerente - Procambix, apresentar propostas de compensação aos impactos causados aos indígenas Xerente pela construção e funcionamento da usina hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, instalada no rio Tocantins. O programa é executado pelos próprios índios Xerente por meio de um convênio firmado entre a Funai e a Investco - empresa concessionária usina hidreletrica e um outro firmado entre a Funai e a Associação Indígena Akwê (A.I.A).
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Funil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.