Povo Zoró: estradas e ameaças

Coiab - http://www.coiab.com.br/ - 12/02/2011
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira recebeu uma carta da APIZ - Associação do Povo Indígena Zoró, na qual as lideranças indígenas denunciam a ação madeireira na região de Espigão d'Oeste, bem como a estrada interestadual ligando Rondônia ao Mato Grosso que passa dentro da Terra Indígena, o que traz muitos problemas para o povo Zoró.

A carta-denúncia também narra a apreensão de um trator de pneu, cujo proprietário é um conhecido madeireiro da região conhecido por Jairo. Na ocasião da vigilância da Terra Indígena Zoró, no dia 14 de janeiro de 2011, a equipe de fiscalização composta por indígenas, servidores da FUNAI e Polícia Militar Ambiental fizeram a apreensão do veículo e o deixaram na Aldeia Ipsyrej.

Entretanto, os madeireiros roubaram o trator para continuarem a extração ilegal de madeira dentro da Terra Indígena.

A COIAB reforçou o pedido da Associação do Povo Indígena Zoró, exigindo que a FUNAI, em ação conjunta com o Ministério Público, o IBAMA, a Policia Federal e a Polícia Militar Ambiental, articulem uma reunião com os representantes do povo Zoró, o condomínio de fazendas da região, as empresas de ônibus que utilizam a estrada, bem como os governos de Rondônia e Mato Grosso, com o intuito de se resolver os transtornos que são causados ao povo indígena Zoró, por conta da referida estrada e a constante invasão de madeireiros.

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=noticia&id=689&tipo=N&pagina=1
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Zoró
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.