Comissão Pró-Índio e Sema realizam oficina em terra indígena

O Rio Branco - http://www.oriobranco.net/noticia.php?id=1892 - 12/01/2010
Redação,
Do oriobranco.net

Do dia 14 a 20 de janeiro, a Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) realizam uma oficina na Terra Indígena Kaxinawá da Colônia Vinte e Sete, localizada no município de Tarauacá. O objetivo é a definição do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da terra. Para isso, serão recolhidas informações sobre a aldeia Pinuya e seus moradores, bem como a relação dos mesmos com os recursos naturais presentes no local.

O Plano de Gestão é um documento que contém um conjunto de acordos e intenções entre os moradores de uma terra indígena, referentes a temáticas como caça, pesca, educação, saúde, cultura, vigilância, entre outras, além trazer diagnósticos de problemas e reivindicações de soluções para os mesmos.

A oficina para a definição do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da TI Kaxinawá da Colônia Vinte e Sete vai reunir agentes agroflorestais, professores, agentes de saúde, lideranças e moradores, que apresentarão as informações a serem inseridas no documento através de textos, desenhos e entrevistas.

Depois, esses dados serão sistematizados e finalizados em um documento, traduzidos para a língua Hãtxa Kui por professores Kaxinawá durante oficinas e mais tarde publicados em livro bilíngüe, que serão distribuídos na aldeia.

Além da Colônia Vinte e Sete, a Terra Indígena Mamoadate também está em processo de elaboração de seu Plano de Gestão. A oficina aconteceu no mês de agosto de 2008 e teve início, neste mês, a tradução do documento para as línguas dos povos Jaminawá e Manchineri, habitantes do território.
PIB:Acre

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Kaxinawa da Colônia Vinte e Sete
  • TI Mamoadate
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.