Índios Kayapó cobram explicações do presidente da Funai sobre reestruturação

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=341304 - 15/01/2010
Os índios Kayapó das aldeias Baú, Pukany e Kubenkokre, no município de Novo Progresso (PA), enviaram carta ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Márcio Meira cobrando explicações a respeito da reestruturação da fundação.

De acordo com a carta, os Kayapó só souberam das mudanças na Funai pela imprensa. O órgão foi reestruturado pelo Decreto 7.056, assinado pelo presidente Lula e publicado no dia 28 de dezembro.

Os índios relatam uma reunião que aconteceu em novembro do ano passado com o presidente da Funai e outras lideranças indígenas, quando Meira afirmou que a reestruturação não estava sendo feita às escondidas, e que os postos indígenas não acabariam.

Entretanto, citam o artigo 5 do decreto: "Ficam extintas todas as Administrações Executivas Regionais e Postos Indígenas, e criadas as unidades regionais na forma estabelecida nos Anexos I e II". Com a reestruturação, as 45 Administrações Executivas Regionais foram transformadas em 36 Coordenações Regionais Provisórias, e os postos indígenas foram extintos.

Os Kayapós criticam a reestruturação e questionam quem são as pessoas que executaram essa reforma. "Precisamos saber quem são essas pessoas. Já sabemos que elas não conhecem a nossa realidade. Se conhecessem pelo menos a localização de nossas Terras Indígenas e das aldeias, a situação de transporte e nossas divisões políticas, eles não tinham feito as regionais onde fizeram. Agora, se a ideia é manter os índios bem longe da Funai, aí a localização delas é muito boa", ironizam.

Segundo a carta, os índios vão a Brasília se reunir com o ministro da Justiça. No momento, cerca de 500 índios de diversas etnias estão em Brasília e, na última terça-feira (12), bloquearam a sede da Funai.

"Nós vamos para Brasília e vamos marcar uma reunião direta com o Ministro da Justiça, antes dele editar o regimento interno nas unidades regionais como definido no artigo 6, para provar para ele que do jeito que está sendo proposto não vai funcionar e vai piorar o atendimento a nós índios, que já é precário".

Carta do povo Kayapó ao presidente da Funai
Índios:Política Indigenista Oficial

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Baú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.