O Globo-Rio de Janeiro-RJ - 08/05/2003
A Polícia Federal investiga o assassinato, na noite de anteontem, do índio Orides Belino Correia, vice-prefeito de Ipuaçu, cidade no oeste catarinense. Cacique da Reserva Xapecó, Belino, que era filiado ao PPS, foi morto com vários tiros de espingarda calibre 12 quando chegava em casa, por volta das 23h de terça-feira.
Segundo Rogério Caetano da Silva, delegado da Polícia Federal de Chapecó, a hipótese mais provável é que os mandantes do crime pertençam a facções indígenas dissidentes que disputavam o comando da reserva.
- Nos últimos meses, Belino registrou queixas com diversas ameaças de morte por parte desses grupos na Polícia Civil, que as encaminhava à Polícia Federal - diz o delegado Caetano da Silva.
Belino tinha 47 anos e desde 1977 também era funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai). Segundo o delegado, a Polícia Federal também não descarta a hipótese de crime passional. O vice-prefeito havia se separado há cerca de cinco meses e desde então vivia com a segunda mulher. A possibilidade de crime político, diz ele, é mais remota.
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Xapecó
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.