Primeira Edição (AL) - http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=11776 - 26/02/2010
A barragem da Mata da Cafurna, localizada na aldeia indígena Xucuru-Kariri, em Palmeira dos Índios, está ameaçando romper.
Segundo a Defesa civil foi encontrada uma erosão na barragem, como a Cidade é a terceira maior do Estado, caso a barreira ceda ocorrerá graves prejuízos aos moradores, pois caso isso ocorra à água pode atingir o centro da cidade de Palmeira dos Índios inundando residências e pontos comerciais.
Na última quarta-feira (24), foi realizada uma reunião, onde o objetivo era encontrar medidas para manter a sustentação da barreira.
A barragem tem 22 m de profundidade e desde que foi construída - na década de 40 - nunca passou por uma manutenção.
O Corpo de Bombeiros já foi ao local e confirmou a situação. No entanto, só poderão fazer alguma coisa depois que a FUNAI autorizar, já que a barragem da Mata Cafurna é localizada num aldeia indígena.
Problema antigo
Em 2009, a prefeita da cidade já havia realizado um bombeamento na barragem para diminuir o volume de água.
PIB:Nordeste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Xukuru-Kariri
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.