Comunidade indígena de Guaraqueçaba recebe documentos no Paraná em Ação

Agência de Notícias do Estado do Paraná - http://migre.me/lOtN - 28/02/2010
Mais da metade da comunidade indígena Kuaray Guata Porã de Guaraqueçaba deu mais um passo para a cidadania plena neste fim de semana durante o Paraná em Ação. Segundo o cacique Valdinei, a tribo é composta por apenas 10 famílias ou exatos 45 índios. "Trouxemos 25 integrantes da nossa tribo para fazer carteira de identidade, CPF e título de eleitor, pois não é sempre que temos a oportunidade de resolver esses problemas num único dia e no mesmo lugar", afirmou.

A comunidade Kuaray Guata Porã, que quer dizer "Caminho do Sol", existe há mais de 24 anos, mas essa tribo de índios Guarani chegou no litoral há 8 anos, vinda de Mangueirinha, sudoeste do Estado. O cacique disse que a comunidade vive essencialmente do artesanato com a manufatura de cestos e objetos de madeira, feitos de caxeta. "Todo nosso artesanato é vendido em Guaraqueçaba e também para outras cidades do litoral".

Segundo o coordenador do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, apesar de inusitados para o entendimento das pessoas de grandes centros urbanos esses casos são bastante comuns nas diversas edições do Paraná em Ação relizados por todo Estado. "Atendemos índios, quilombolas, ribeirinhos, entre outras comunidades que vivem afastadas e em situações de extrema pobreza. Devolver a cidadania e melhorar a qualidade de vida dessas famílias é nosso objetivo principal", destaca.

O cacique recebeu das mãos de Marcirio uma sacola para cada uma das 10 famílias da tribo com brinquedos, lápis e materiais de higiene. A doação foi do analista tributário da Receita Cláudio Ernesto Lemos, representando o inspetor da Alfândega do Porto de Paranaguá Arthur Cezar Rocha Cazella.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cerco Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.