Morte e internação de crianças indígenas preocupam deputados

Assembleia Legislativa MG - http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_781247.asp - 25/02/2010
Os deputados da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vão visitar a aldeia indígena maxacali em Bertópolis (Vale do Mucuri), para verificar as condições de saúde e saneamento em que vive a população local. Requerimento nesse sentido, do deputado André Quintão (PT), foi aprovado na reunião desta quinta-feira (25/2/10). A data da visita ainda será marcada.

Na justificativa para o requerimento, André Quintão informa que cinco crianças da aldeia morreram e mais de 80 foram internadas desde o início deste ano. O motivo é um surto de diarréia. O deputado acrescenta que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deu a situação por controlada, mas demonstra preocupação com o atendimento aos índios em hospitais da região e com a falta de medicamentos e saneamento básico na aldeia. Um dos objetivos da visita é dar início a uma ação permanente de promoção da saúde indígena no Estado.

O deputado João Leite (PSDB) elogiou a iniciativa do colega e destacou a importância da visita. Ele lembrou que a nação maxacali, que já foi uma das maiores do Estado, conta hoje com pouco mais de 600 pessoas.

A Comissão de Participação Popular aprovou outro requerimento de André Quintão, para que seja realizada audiência pública com o tema "Desenvolvimento Sustentável e Autonomia dos Povos", como parte da programação do Abril Indígena, em Minas Gerais.

Presenças - Deputados André Quintão (PT), presidente; Carlin Moura (PCdoB) e João Leite (PSDB).
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Maxakali
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.