Índios tupinambás mantêm a ocupação de fazenda em Buerarema

A Tarde (BA) - http://www.atarde.com.br - 02/03/2010
Os índios da Tribo Tupinambá de Serra do Padeiro continuam ocupando a Fazenda Serra das Palmeiras, na cidade de Buerarema, a 450 km de Salvador. O confronto, que se iniciou no dia 19 de fevereiro, deixou quatro produtores rurais feridos. São eles, Edvan Moreira; o secretário municipal interino da Agricultura, Hipérides da Silva Magalhães; Ivanilson Almeida Santos e Alfredo Falcão.

"Quando a Polícia Federal saiu da fazenda, os índios cercaram a gente e começaram a atirar. Saímos da casa com as mãos para cima e mesmo assim eles atiraram", afirma Alfredo Falcão. Ele ressaltou cerque a propriedade pertence à família há 66 anos e mostrou o interdito proibitório, documento que proíbe a demarcação da terra.

De acordo com a Polícia Federal, as ações para tentar pacificar o confronto continuam.

Durante 60 dias, a polícia fará operações na cidade para evitar principalmente a circulação de armas de fogo e conter tumulto. No último sábado, policiais militares e federais ocuparam as principais entradas e o centro da cidade, após denúncia de invasão dos índios.

O secretário interino da Agricultura de Buerarema continua internado na capital, no Hospital Santa Isabel.

Hipérides Magalhães foi baleado nas duas mãos durante o confronto. De acordo com a mulher dele, Lídia Carmem Magalhães, há o risco de amputação de dois dedos da mão direita. "Em um dedo houve fratura e será necessária a colocação de pinos. No outro, houve o esfacelamento da falange", conta. Hipérides deve passar por uma nova cirurgia, ainda sem data marcada para ser realizada.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tupinambá de Olivença
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.