Distribuição de kits ajuda a reduzir a evasão escolar entre estudantes indígenas

Radar64 (BA) - http://www.radar64.com/ler.php?doc=7510 - 11/03/2010
CABRÁLIA - Dois mil novecentos e sessenta kits escolares foram entregues aos estudantes indígenas de aldeias das etnias Pataxós e Tupinambás da região. Os kits são distribuídos há 4 anos pela Veracel Celulose, atendendo a uma demanda apresentada pelas próprias comunidades indígenas.

Na manhã desta terça-feira (09), os alunos do oitavo ano da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha fizeram a tradicional dança pataxó, como agradecimento ao receberem os kits. "Agradeço em nome de todos os alunos", disse a estudante Bruna Monteiro.

De acordo com o diretor da Escola, o índio Tapurumã (Jovem Guerreiro), os pais esperam ansiosos a entregas dos kits com material escolar. "Muitos pais só conseguem manter os filhos na escola graças a esses kits. Há famílias que tem cinco ou seis crianças e, na maioria das vezes, os pais não tem como comprar o material escolar para todos", avaliou Tapurumã, revelando também, que a distribuição do material ajudou na redução da evasão escolar.

"Esperamos que vocês, que são mais velhos, ensinem aos pequenos a importância da Educação e desses materiais que estão recebendo hoje", disse Eunice Britto especialista em Relações com Comunidades Tradicionais da Veracel aos alunos do oitavo ano.

Além dos 879 alunos da Escola Indígena de Coroa Vermelha, também foram beneficiados os estudantes das escolas indígenas das comunidades de Mata Medonha, Agricultura, Juerana, Jaqueira, Aldeia Velha, Boca da Mata, Coroa Nova, Meio da Mata, Pé do Monte, Barra Velha, Guaxuma, Jitaí, Patiburi e Vereme.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  • TI Coroa Vermelha
  • TI Mata Medonha
  • TI Aldeia Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.