O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 29/08/2010
SÃO PAULO - Um incêndio atingiu uma reserva indígena em Avaí, a 363 km da capital paulista. O fogo atingiu uma área de mata nativa existente na aldeia e se alastrou rapidamente pela reserva onde vivem três tribos indígenas. Toda plantação de mandioca foi destruída.
O combate ao incêndio foi feito por homens, mulheres e crianças. A aldeia da tribo tupi guarani foi uma das mais atingidas. O fogo queimou postes de madeira e a fiação foi abaixo. O vento ajudou a espalhar as chamas, que por pouco não atingiram as casas. Redemoinhos de fumaça se formaram, a queimada teria começado em uma propriedade vizinha à aldeia.
Um filhote de urubu foi salvo do fogo, mas outros animais não tiveram a mesma sorte. Este é o segundo ano seguido em que a reserva indígena é atingida pelo fogo. Segundo os índios, mais de 60% da área de 200 hectares foram destruídos e o numero pode aumentar porque ainda há focos de incêndio. Até o início da noite de ontem o Corpo de Bombeiros não havia chegado a Avaí para conter os focos do incêndio. A informação do comando era que os três caminhões estão em combate pela região.
TVTEM Afilaida TV Globo Em Marília, outro incêndio destruiu quase dois hectares de pastagem da fazenda cascata. O incêndio que teria começado com a queima de lixo se espalhou. Os bombeiros usaram abafadores e demoraram cerca de três horas para controlar as chamas. A fumaça e o tempo dificultaram o trabalho.
Em Pederneiras, o reservatório de uma caldeira de uma usina de asfalto não resistiu a pressão e pegou fogo. Três mil litros de óleo diesel foram consumidos. Ninguém se feriu. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio.
Em Garça, um incêndio destruiu parte da mata em uma fazenda de café. Os bombeiros levaram mais de duas horas para conter o fogo. O combate teve a ajuda de trabalhadores rurais e apoio de caminhão pipa. As chamas não atingiram a plantação.
http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/08/31/incendio-destroi-parte-de-reserva-indigena-em-avai-sao-paulo-917514367.asp
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Araribá
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.