Eventos culturais e de integração no Dia do Índio em Rondonópolis

24 Horas News (MT) - http://www.24horasnews.com.br/ - 08/04/2010
Palestra, exposição, mostra de vídeo e atividades de integração entre as crianças da cidade e da Aldeia Tadarima marcam as comemorações do Dia do Índio em Rondonópolis. A 2ª Semana Indígena é organizada pelo Departamento de Cultura, em parceria com a Secretaria de Promoção e Assistência Social do Município e a comunidade do Povo Bororo. A expectativa da gerente Sandra Turcato é contar com a participação da comunidade em geral, inclusive dos estudantes.

A palestra sobre os "Cem Anos de Criação do Órgão Indigenista Oficial do Estado -SPI Funai" abre a programação comemorativa às 19 horas do dia 19 de abril, no auditório da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus. No período de 20 a 30 de abril acontece a exposição de materiais indígenas no Museu Rosa Bororo. O acervo do professor doutor Paulo Augusto Mário Isaac pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O técnico Vicente de Albuquerque Maranhão é responsável pela curadoria da exposição.

A Mostra Vídeo Índio Brasil é realizada pela entidade Pontão de Cultura Guaicuru, de Mato Grosso do Sul. Os documentários sobre as diversas comunidades indígenas do país vão ser exibidos no Museu Rosa Bororo, entre os dias 20 e 24 de abril, das 18 às 20 horas.

Os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti fazem uma espécie de intercâmbio com as crianças indígenas. No dia 20, cem crianças saem da aldeia para compartilhar conhecimentos com outras cem que frequentam o Espaço Jovem Cidadão, na Vila Operária. A atividade é no período das 9 às 15 horas. No dia 22 os alunos do Peti fazem o caminho inverso e passam boa parte da quinta-feira conhecendo a realidade da aldeia. A recreação na Tadarimana é das 8 às 13 horas.

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=324981
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tadarimana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.