Universidade Federal da Grande Dourados - http://www.ufgd.edu.br/ - 19/04/2010
Estimular a reflexão sobre a educação para os povos indígenas, pesquisando o ensino bilíngüe e a transculturalidade. Esta é a contribuição que a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) quer dar para o Centro-Oeste e para o Brasil, através de um curso de formação para professores indígenas.
São 11 professores de escolas indígenas que estão participando desse curso de formação. É uma oportunidade para aprofundarem seus estudos sobre as problemáticas e oportunidades vividas no ensino dentro das aldeias.
Além de contribuir para melhores práticas de ensino voltadas para os educandos indígenas, o projeto pretende ainda oferecer aos professores a capacitação para disputar vagas em programas de mestrado. O objetivo é instrumentalizar esses professores para a área da pesquisa, de forma a que possam dar continuidade aos estudos sobre educação, transculturalidade e ensino bilíngüe.
Nesse sentido, todos participantes deverão desenvolver uma pesquisa para levantar dados sobre a situação do bilingüismo e do processo de ensino nas escolas onde atuam. Ainda, o projeto visa a produção de material didático em língua guarani. A pesquisa será desenvolvida em aldeias em Dourados (Jaguapiru, Bororó e Panambizinho), Paranhos (Arroio Korá), Amambai (Limão Verde), Antonio João (Campestre) e Paranhos (Cerro Corá).
Dados sobre o curso
O curso de formação de professores chama-se Investigacões em Lingüística Aplicada entre Política Lingüística à Educação Bilíngüe: o caso dos Tekohá Kuera no MS. Faz parte de um projeto da Capes e está sendo realizado pela Pró-reitoria de Extensão e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD.
O projeto é coordenado pela professora Maria Ceres Pereira, do Programa de Mestrado em Letras da UFGD e fica sob a supervisão da pró-reitora professora Rita de Cássio Limberti.
Como o projeto é da Capes, sua realização segue as normas publicadas em edital. As secretarias municipais de educação fizeram a divulgação do curso entre os professores e a UFGD fez a seleção dos candidatos. Foram selecionados cinco educadores de Dourados e mais cinco da microrregião.
A Capes financia bolsas de pesquisa para os 11 professores. Também podem assistir às aulas, porém sem direito à bolsa, seis gestores de escolas indígenas. Os bolsistas recebem R$ 600,00 mensais e, em contrapartida, devem desenvolver projetos orientados de pesquisa, divulgar resultados parciais obtidos e apresentá-los em seminários de divulgação científica.
O curso iniciou em março e vai até novembro com aulas presenciais a cada 15 dias, totalizando 180 horas de aula. Como o curso tem a duração de um ano , os demais meses são destinados a produção do relatório da pesquisa de cada participante.
Mais informações sobre este projeto e também sobre a produção de material didático em Guarani podem ser obtidas pelo e-mail do Grupo de Pesquisa: liet010@hotmail.com
http://www.ufgd.edu.br/noticias/professores-das-aldeias-sao-incentivados-a-pesquisar-o-ensino-para-os-povos-indigenas
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
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