A política dos entraves

Zero Hora - http://zerohora.clicrbs.com.br/ - 27/04/2010
É no mínimo preocupante a interferência da Fundação Nacional do Índio (Funai) na instalação de um distrito industrial na área onde, há 12 anos, deveria ter sido erguida a fábrica da montadora Ford, no município de Guaíba. Depois que o governo do Estado anunciou a utilização da área por empresas, dando finalmente uma destinação ao terreno desapropriado em 1998 para receber a montadora que foi embora, surge esse intempestivo e surpreendente estudo que aponta o local como reserva indígena. É compreensível a veemência com que a população e as autoridades de Guaíba e dos municípios vizinhos reagem à informação, já que aponta para a possibilidade de uma nova decepção. Vazia por mais de uma década, a área da Ford só agora ganha um projeto consistente na forma de um distrito industrial, que pode ser inviabilizado se persistir a insegurança jurídica que o simples anúncio do projeto da Funai já desencadeou.

A questão merece um tratamento sério, que não significa desprezo pelo eventual direito dos índios, mas que a coloque na perspectiva do bem comum e do interesse coletivo. A maneira como se fez o anúncio parece boicote à pretensão de dar um destino definitivo e rentável àquela área. Vários empreendimentos já anunciaram projetos para o local, com investimentos de mais de R$ 600 milhões e geração de 2 mil empregos até 2015. Outras empresas se preparam para anunciar a instalação no distrito industrial, ampliando as perspectivas de desenvolvimento e de criação de renda e de empregos diretos e indiretos.

Será lamentável se mais essa frustração se abater sobre os municípios e os cidadãos dessa região.

O que se espera de todas as partes envolvidas é uma negociação objetiva e transparente, para que as comunidades interessadas possam acompanhar e opinar. Tanto o governo federal, ao qual está subordinada a Funai, quanto o governo estadual têm o dever de desafazer o clima de insegurança que se criou com o simples anúncio do estudo sobre a reserva indígena. A sociedade rio-grandense rejeita essa política de entraves e exige de seus representantes políticos posturas que ajudem na construção de condições que levem a melhor qualidade de vida para todos.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2885271.xml&template=3898.dwt&edition=14575§ion=1011
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Arroio do Conde
  • TI Passo Grande
  • TI Petim/Arasaty
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.