Zero Hora (RS) - http://zerohora.clicrbs.com.br - 27/04/2010
Antes que a população de Guaíba promovesse o levante anunciado pelo prefeito Henrique Tavares, os bombeiros do PT entraram em cena e apagaram o incêndio provocado pelas notícias de que o Distrito Industrial recém-criado no antigo terreno da Ford poderia ser transformado em reserva indígena. Preocupados com os estragos que a simples discussão do assunto poderia causar nas candidaturas de Tarso Genro e Dilma Rousseff, líderes do PT correram a buscar socorro no Ministério da Justiça, a quem caberia decretar a criação da reserva.
A resposta do Ministério da Justiça foi enfática: não há hipótese de se criar uma reserva indígena no Distrito Industrial de Guaíba. O estudo encomendado pela Funai a um grupo de técnicos foi desautorizado. A palavra oficial do governo é de que sejam quais forem as conclusões sobre a ocupação da área por guaranis, no passado, o terreno não será transformado em reserva.
- Agora vou dormir tranquilo e na quarta-feira (amanhã) estarei com as empresas em Guaíba e com a Associação Comercial, detalhando os projetos e as oportunidades que vêm com eles - disse o deputado Márcio Biolchi, ex-secretário do Desenvolvimento.
O porta-voz da notícia tranquilizadora foi o secretário executivo adjunto, Ronaldo Teixeira, levado para o Ministério da Justiça por Tarso Genro e um dos homens de confiança do candidato do PT. Os petistas gaúchos sabem muito bem que o estrago para a candidatura de Tarso seria enorme se Guaíba perdesse investimentos por conta do estudo da Funai. Até hoje, o trauma da perda da Ford não foi superado na cidade e Tarso seria o último a querer reabrir essa ferida. Para alegria dos seus adversários, o ex-ministro levou da Funai o que no popular se chama "bola nas costas".
Aliás
Os acampamentos indígenas às margens da BR-116, entre Guaíba e Camaquã, são empecilhos à duplicação da estrada, obra prevista no PAC.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2885578.xml&template=3916.dwt&edition=14575§ion=1007
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Arroio do Conde
- TI Passo Grande
- TI Petim/Arasaty
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.