Pré-vestibular Indígena a distância beneficia tribos Xokó e Wassu-Cocal

Primeira Edição - http://www.primeiraedicao.com.br/ - 10/05/2010
O Projeto Pré-vestibular Indígena, um dos eixos do Projeto Mobilização e Organização Comunitário do Programa Conexões de Saberes, atende atualmente a 70 jovens do povo Xokó, localizado em Porto da Folha-SE e 100 jovens do povo Wassu-Cocal, localizado no município de Joaquim Gomes, em Alagoas. O Projeto oferece aulas a distância e aulões a cada dois meses para os jovens que pretendem ingressar na Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Sergipe.

O Pré-Vestibular Indígena é coordenado pelo professor José Nascimento de França, sendo composto por oito graduandos e quatro profissionais de nível universitário. O Projeto iniciou suas atividades em julho de 2009, através do Grupo de Pesquisa Cultural, Identidade e Movimentos Sociais, da Faculdade de Serviço Social, que realizou um levantamento familiar e constatou que esses jovens tinham concluído ou estavam em fase de conclusão do ensino médio.

Com a realização do levantamento familiar, os jovens das duas tribos, Xokó e Wassu-Cocal, demonstraram interesse em participar do cursinho, que tem como pretensão democratizar o acesso de índios ao ensino superior. As aulas já começaram e são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, na escola indígena da aldeia. Os alunos contam com material didático (apostilas e aparelhos de TV e DVD) e dois monitores, da própria tribo, para auxiliá-los. O preparatório será realizado até o dia do vestibular.

http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=12486
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Caiçara/Ilha de São Pedro
  • TI Wassu-Cocal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.