Artesanato de Roraima será exposto em evento

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br - 19/05/2010
O Programa de Artesanato de Roraima (PAR), ligado ao setor de geração de emprego e renda da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) vai participar do Salão Nacional de Turismo que acontece em São Paulo entre os dias 26 e 30 de maio.

O estande de Roraima vai expor e comercializar peças exclusivas, confeccionadas pelos indígenas das etnias WaiWai, Macuxi, Tawrepang, Ye'kuana, Yanomami, Ingaricó, Waimiri-Atroari, Xirixana e Saromã.

Entre as peças feitas de palha estão cestos, utensílios domésticos e artigos de decoração, além de adornos, como brincos e colares, feitos de sementes e penas tingidas de animais domésticos. O valor de comercialização varia entre R$2,00 e R$200,00.

Este ano, a equipe do PAR também leva a São Paulo as peças dos artesãos da região da Serra do Tepequém, talhadas em pedra-sabão. "São os ex-garimperos, que através deste programa recebem o apoio do Governo do Estado para gerar renda", disse Síria Mota, assessora técnica do programa.

Serão mais de duas mil peças em exposição no espaço Vitrine Brasil, onde a estimativa é que circulem cerca de 180 mil pessoas. "É impressionante ver a curiosidade do público em relação ao estande de Roraima, nossas produções, o trabalho dos indígenas e todo o material em exposição. Somos muito bem recebidos e as vendas também são consideradas excelentes", disse Síria.

A prestação de contas de todas as peças catalogadas acontece logo após o retorno, onde o programa devolve o lucro obtido aos artesãos. Mais de 200 famílias são beneficiadas pelo PAR, incluindo associações, produções coletivas e individuais.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=86662
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI WaiWái
  • TI Waimiri Atroari
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.