Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/ - 21/05/2010
Indígenas fizeram mais um funcionário da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) refém na Aldeia Tarukuá, em Manicoré, a 333 quilômetros de Manaus. Outros três funcionários estão sendo mantidos no local há quatro dias e permanecem incomunicáveis.
Os indígenas reivindicam a criação de uma sede da FUNAI em Manicoré para atender três mil e 500 índios que vivem nas aldeias próximas. Na Aldeia do Rio Mataurá, a situação é tensa. O quarto refém é o chefe da Fundação no município e indígena, Valmer Vasconcelos.
Valmer estava em Manaus quando recebeu o convite para participar da 10ª. Assembleia Ordinária, realizada uma vez por ano. Ao chegar à aldeia, foi surpreendido pelas lideranças indígenas. Inconformados com decisão da FUNAI em Brasília, eles afirmam que não se responsabilizam pelas vidas dos servidores caso não haja diálogo entre os líderes do movimento e a presidência da Fundação.
Servidores reféns:
- João Melo Farias (FUNAI de Manaus)
- Domingos Sávio dos Santos (FUNAI de Humaitá)
- Pedro Nazareno (FUNAI de Humaitá)
- Valmer Vasconcelos (chefe da FUNAI em Manicoré)
PIB:Tapajós/Madeira
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Pinatuba
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.