Ambiente & Ciência

Gazeta Digital (MT) - http://www.gazetadigital.com.br/ - 01/06/2010
Representantes dos povos Yudja, Kawaiwete, Ikpeng, Kisêdjê, Kalapalo, Waura, Tapaiuna, Trumai, Yawalapiti, Kamaiura, Nahukua, Mehinaku, Matipu, Kuikuro, Panará e Kayapós da TI Capoto/Jarina participaram de reunião realizada dentro de uma Terra Indígena sobre o conteúdo de um documento destinado a construir a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (Pngati)? As etnias do Parque Indígena do Xingu são as mais engajadas e organizadas.

Funai

A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, mais uma vez foi ocupada por um grupo de índios de várias etnias. Eles reivindicavam, entre outras coisas, a saída do presidente do órgão, Márcio Meira. Segundo os manifestantes, não há ninguém melhor que um representante dos indígenas à frente do órgão para defender os interesses da comunidade.

"Jurupari"

A operação "Jurupari" veio para confirmar que a mudança de discurso do governo do Estado nunca resultou em boas práticas para proteger a floresta Amazônica. A Polícia Federal fez um bom trabalho: investigou e conseguiu provas do intenso tráfego de influências que existe entre os políticos de Mato Grosso e a Sema. O juiz Julier fez questão de pisar na bola mais uma vez e tratou a imprensa cuiabana com desrespeito, utilizando na ação números totalmente errados quanto aos valores que cada acusado tinha como bens. Os valores são referentes a soma de quanto vale cada empreendimento que obteve licenciamento ilegal.

Código Florestal

A bancada ruralista na Câmara dos Deputados iniciou as pressões para forçar o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), a colocar em discussão e votação o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que modifica o Código Florestal e altera a lei dos crimes ambientais. Segundo o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), membro da bancada, Temer teria assumido esse compromisso. Apesar de incisiva, a afirmação de Colatto foi negada pelo presidente da Casa. Lideranças do PT e do PSDB acham difícil que o relatório sobre as alterações no Código Florestal seja votado às pressas.

Registro

O Yaõkwá, ritual dos índios Enawenê Nawê do norte do Mato Grosso, pode ser inscrito no livro de Registro de Celebrações, conforme publicado no Diário Oficial da União de 25 de maio. A celebração de 2009 foi prejudicada pela falta de peixes atribuída às mudanças climáticas e à construção de PCHs, no Rio Juruena. A Funai teve que comprar peixes para a realização do ritual. Este ano não foi muito diferente. Informação publicada no Diário Oficial da União no dia 25 informa a intenção do Iphan em reconhecer o ritual Yaõkwá como patrimônio cultural do Brasil.

Recursos

Os países em desenvolvimento com áreas de florestas terão acesso a US$ 4 bilhões em financiamentos, até 2012, para evitar o desmatamento e recuperar áreas devastadas. Representantes de 50 países reunidos em Oslo concordaram em aumentar os recursos do fundo, lançado COP-15, em dezembro. O acordo promete aumentar o apoio financeiro.

http://www.gazetadigital.com.br/colunistas.php?key=Ambiente+%26+Ci%EAncia&codcaderno=17&GED=6760&GEDDATA=2010-06-01
Índios:Questão Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Capoto/Jarina
  • TI Enawenê Nawê
  • TI Xingu
  • TI Panará
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.