Ibama promove formação de agente ambiental voluntário indígena no MT

Ibama - http://www.ibama.gov.br - 04/06/2010
Cuiabá (08/06/2010) - Dois servidores do Ibama em Mato Grosso, os analistas ambientais Mauro Vieira Baldini, de Cuiabá, e Jocelita Giordani Tozzi, de Juína, encabeçarão o curso de Formação de Agente Ambiental Voluntário Indígena (PAAV) junto às etnias Cinta Larga, Zoro e Kayapó. Os analistas ficarão nas aldeias de 04 de junho a 10 de julho.

As duas primeiras tribos indígenas situam-se no noroeste do estado e a terceira no Pará. Segundo Jocelita, na etnia Cinta Larga os servidores terão a colaboração do analista ambiental do ICMBio Marcelo Lopes, da Estação Ecológica de Iquê, (ESECIque), limítrofe à tribo. Ela explica ainda que as tribos estão localizadas na área onde se encontra o maior remanescente florestal da Amazônia mato-grossense, e os Cinta Larga ocupam a maior parcela desse território.

"Essa é uma etnia que historicamente tem agido na ilegalidade, vendendo suas riquezas naturais, principalmente diamante e madeira. O aumento do controle e fiscalização, aliado à reflexão de parte deste povo em buscar a sustentabilidade na área, motivou o diálogo entre Ibama, Funai e representantes Cinta Larga, no sentido de buscar o fortalecimento da gestão ambiental dessas terras indígenas, utilizando como um dos instrumentos o PAAV", explica Jocelita.

De acordo com a analista, os Zoro também sofrem grande pressão para extração de madeira. Por isso, há a necessidade de subsidiá-los na proteção de suas terras para garantir sua reprodução cultural. Já Baldini conta que os Kayapó desenvolvem atividades de proteção territorial e dispõem da maior parte dos recursos necessários para viabilizar a realização do curso.

"Serão mais de 90 agentes formados em 200 horas de curso", enumera o analista Mauro Baldini. No curso serão desenvolvidas atividades por meio de oficinas, confecção de mapas de relacionamento com outros povos, pessoas e instituições, atividades em grupo sobre ilícitos ambientais, legislação, queima controlada, entre outras, e, no final, será realizada uma avaliação do que foi apreendido.

Aline Pacheco
Ascom/Ibama/MT

http://www.ibama.gov.br/2010/06/ibama-promove-formacao-de-agente-ambiental-voluntario-indigena-no-mt/
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Zoró
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.