Indígenas são vacinados contra poliomielite no Tocantins

Funasa - http://www.funasa.gov.br - 08/06/2010
A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO) inicia essa semana a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite do ano de 2010, para a população indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/TO).

A campanha nacional, normalmente, começa dia 12 de junho em todo Brasil, mas por se tratar de população indígena e considerando as complexidades operacionais para atingir essas populações, a vacinação se inicia mais cedo nas aldeias.

Segundo a responsável pelo Programa de Imunização do Dsei/TO, Priscila Marque, as equipes de vacinação dos Polos-Bases, as bases de apoio e as unidades administrativas da Funasa, localizadas em municípios de referência das comunidades indígenas, já foram mobilizadas. A meta este ano é vacinar 95% de um total de 1.593 crianças indígenas menores de cinco anos de idade, das seis etnias do estado: Apinajé, Krahô, Krahô Kanela, karajá, Javaé e Xerente, que estão distribuídas em 134 aldeias.

Aproveitando a mobilização, as equipes de vacinação darão continuidade à vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), a fim de contemplar as crianças de seis meses a nove anos de idade com a segunda dose, e ainda buscar os faltosos, além de contemplar outras vacinas do calendário vacinal da população indígena.

A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVEP), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Funasa, atendendo exclusivamente à população indígena.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=449
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Apinayé
  • TI Kraolândia
  • TI Krahô-Kanela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.